A rubrica Tête-à-tête de hoje tem um propósito muito especial. Entrámos no mundo da marca J. LISBON, da autoria do José Cabral, mais conhecido como O Alfaiate Lisboeta. Uma pessoa com várias paixões, uma inspiração para todos nós e uma grande referência no mundo da blogosfera a inaugurar a presença masculina nesta rubrica.
Quanto tempo andaste a matutar neste projeto?
Como surge o J. Lisbon?
A ideia inicial do J. LISBON nasce de um desafio do Ministério da Economia (há já uns anos) para coordenar um projeto que desse visibilidade a marcas portuguesas. Um projeto que acabou por não ganhar forma mas que me deixou a pensar nesta ideia de ter uma loja online que vivesse essencialmente do que melhor fosse feito em Portugal. Mas uma ideia é apenas um ponto de partida. A execução da mesma é que traz com ela todos os desafios.
A ideia inicial do J. LISBON nasce de um desafio do Ministério da Economia (há já uns anos) para coordenar um projeto que desse visibilidade a marcas portuguesas. Um projeto que acabou por não ganhar forma mas que me deixou a pensar nesta ideia de ter uma loja online que vivesse essencialmente do que melhor fosse feito em Portugal. Mas uma ideia é apenas um ponto de partida. A execução da mesma é que traz com ela todos os desafios.
Conta-me, quem é o José Cabral?
Sei que a
internet em geral e a blogosfera em particular vivem muito de uma certa
facilidade de falar de nós mesmos, daquilo que mais gostamos ou do que melhor
fazemos mas, honestamente, desfruto muito pouco de falar de mim. Sou um tipo
muito comum, é a única coisa que me ocorre dizer sobre mim mesmo.
Satisfaz-nos uma curiosidade: O Alfaiate Lisboeta ficou para trás?
O AlfaiateLisboeta é o projeto que mais me apaixonou em toda a minha vida. Dito isto
sim... Acho que se pode dizer que ficou de alguma forma para trás ou que já
viveu pelo menos o seu momento mais intenso. Foi um processo muito bonito de
viver em todos os sentidos, até porque se os outros o viam como um projeto
profissional eu sempre o senti como algo pessoal. Mas se por um lado fui perdendo
a vontade de fazer algo que me deu tanto gozo (abordar estranhos na rua e
fotografá-los) por outro esta transformação dos blogues em plataformas
comerciais (quando apareceram inicialmente como veículos editoriais
independentes, genuínos, etc.) pode também ter contribuído com uma certa
desilusão sobre o que se poderia esperar de mim. É difícil de explicar mas
achei que preferia parar que fazer o que quer que fosse que não tinha tanto
sentido para mim.
Quanto tempo andaste a matutar neste projeto?
Com O Alfaiate Lisboeta foi algo muito imediato. Com o J. LISBON foi diferente. É um negócio
com todos os riscos e consequências que qualquer projecto dessa natureza pode
gerar. Há sempre um frio na barriga...
Até onde gostarias de voar com a J. Lisbon?
Gostava que se
tornasse numa marca de retalho de referência. Numa loja online incontornável
para os homens europeus.
O que vos distingue das demais marcas?
O J.LISBON privilegia mais que tudo a experiência de produto num contexto
online. Como é que é esta é composta? Por imagens e palavras. O que o J. LISBON
fez foi tirar os produtos do estúdio e conferir-lhes uma ambiência muito mais
real e fazer com que a componente verbal não se limitasse a um papel descritivo
mas que conduzisse o homem pelo produto, pelos seus atributos e pelos contextos
em que tem sentido vesti-lo.
Têm algum slogan? Se sim, qual?
Não há nenhum
slogan mas há uma coisa que levo muito a sério. A razão de ser de qualquer
negocio encontra-se na mais-valia que gera para os clientes. E essa mais-valia
é quase o objectivo em si mesmo. Tudo o resto, o volume de negócio ou qualquer
outro indicador financeiro deve ser um reflexo desse esforço. Fazer clientes
felizes é a melhor forma de fazer prosperar um negócio.
Em que ponto da tua vida é que chega a "CAIÁGUA"? Estes dois projetos interligam-se?
Foi um projeto que nasce da amizade e da convivência com o Tomás Lobo, um dos meus bons amigos do Porto. Este sábado os casacos vão desfilar na Moda Lisboa, temos tido agentes internacionais a querer distribuir o produto em mercados interessantes... honestamente acho que o projeto está a progredir a um bom ritmo. O Tomás e eu estamos muito entusiasmados!
Em que ponto da tua vida é que chega a "CAIÁGUA"? Estes dois projetos interligam-se?
Obrigada José pelo carinho!
E vocês, já o conheciam, certo? Conheciam estes dois projetos apaixonantes do autor d'O Alfaiate Lisboeta? ❤️
Eu ja o conhecia há algum tempo, gostei muito :)
ResponderEliminarObrigada querida!
EliminarNão conhecia mas são estas pessoas e estes projetos que valem sempre a pena conhecer! Beijinhos*
ResponderEliminarClaro que sim! O José é uma inspiração para todos nós *
EliminarAcompanhava imenso o alfaiate lisboeta e tenho o livro aqui em casa :) Deve ter sido incrível falares com ele princesa <3
ResponderEliminarTHE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //
Foi fantástico conhecê-lo! Beijinho
Eliminargreat post never herd of it before, great to learn new things
ResponderEliminarhave a great weekend
www.mssparkleandglow.com
Thanks dear!
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