O medo e a insegurança nas compras
online é algo com o qual nos deparamos diariamente. Uma coisa é pedir na Zara
online ou noutra loja que tão bem conhecemos, algo que experimentámos em loja e que não havia disponível. Outra, é encomendar nas lojas
online e/ou nas lojas
online do Facebook. Confesso que já fiz compras através do Facebook e que tenho boas experiências: na
loja da Ritinha, na
Espaço by Mii e, outrora, em tantas outras. Mas depois há situações que nos deixam de queixo caído e desoladas e nos fazem querer de desistir de confiar neste tipo de lojas (especialmente nas que não conhecemos). De início é tudo muito bonito: são todos muito queridos, profissionais, os produtos são sempre 100% confiáveis e garantem a satisfação do cliente. Mas na prática, não é bem isso que acontece.
Passo a contar-vos o que me aconteceu: tenho um casamento em Maio de uma grande amiga minha e estávamos à procura de vestidos para as damas de honor (ainda somos umas quantas) e vi um vestido que inclusive partilhei convosco
aqui. Adorei-o, no seu todo e decidi confiar na dita loja e pedir para mim. O objectivo era pedirmos para todas as damas de honor, caso o vestido correspondesse às expectativas. Na hora de fazer a transferência, a loja online
Princeless funcionou na normalidade. Quando recebi o vestido vinha num pacote minúsculo, todo amarrotado e dobrado como se de um lenço de pano se tratasse. A minha mãe até achou aquilo muito estranho. Mas pronto, podia ser só para minimizar o valor dos portes, já que são oferecidos por eles.
Isto era o que eu esperava:
E isto foi o que recebi: um vestido salmão em vez de cor-de-rosa, um vestido de dois tons diferentes (que na foto original não o é), um vestido no qual fico com o rabo de fora e que é transparente e simplesmente horrível. Quase chorei, não pelo vestido em si, mas por ter sido enganada. E ainda me disseram que o vestido é totalmente igual à foto e que todos os seus vestidos são devidamente inspeccionados. Como assim?
Mas a história estava longe de terminar: contactei a Princeless, pedi o reembolso, pois têm garantia de satisfação de 100% (seja lá isto o que for). Disseram-me que não fazem devoluções, que podia trocar o vestido por outro qualquer (com o prazo máximo de 14 dias) teria era que pagar os portes e esperar por um novo. Para ser tudo igual?! Enfim. Entretanto pediram-me que enviasse o meu pedido de reembolso por email e responderam-me que iriam analisar a situação. Fiquei a aguardar resposta... 1 mês depois, a resposta não havia chegado e contacto-os novamente. Respondem-me que não fazem devoluções e que a troca teria de ser efectuada até 14 dias e que já não havia nada a fazer.
Agora pergunto-me: ganhará esta loja mais do que perde?
Se os produtos fossem confiáveis ou se pelo menos resolvessem as situações, não ganhariam clientes satisfeitas, que comprariam mais que uma vez e, por sua vez, recomendariam a outras?
A única razão pela qual resolvi expor tal situação não são os míseros 20€ que gastei, mas sim toda a tristeza em redor desta história para que a nenhuma de vocês aconteça o mesmo.
Um beijo.